Seguidores

domingo, 6 de dezembro de 2009

MITOLOGIA CELTA


Na mitologia celta, não encontramos qualquer diferença entre os feitos dos deuses e dos heróis ou guerreiros. Eles ignoravam toda a distinção específica e só conheciam as denominações qualitativas ou funcionais no interior de uma mesma categoria.
O nascimento dos heróis celtas é sempre algo de maravilhoso, epifânico ou porque nos é totalmente desconhecido ou pela complexidade que encerra. Ao lermos os contos celtas percebemos que os grandes heróis nascem de forma misteriosa, mágica. Cuchulainn, considerado o protótipo do herói irlandês, por seus feitos guerreiros extraordinários, aparece nos ciclos mitológicos e épicos irlandeses desde o seu nascimento até a sua morte. Ele era filho do deus Lug, mas foi concebido, no plano terrestre pelo rei Conchobar e sua irmã Dechtire, e confiado a um pai putativo (espiritual), Sualtam, que se casa com Dechtire. Dessa forma ele é visto como tendo uma concepção tripla e, portanto, três pais.
O bardo Taliesin foi também concebido de maneira fantástica por Ceridwen. Ceridwen colhe, durante um ano, flores, folhas e ervas que cozinha num caldeirão. Dessa mistura, três gotas somente serão aproveitadas, permitindo assim que seu filho que é excepcionalmente feio adquira toda a sabedoria do mundo. Gwion Bach, encarregado de mexer a poção, descuida-se e as três gotas queimam-lhe os dedos. Ato reflexo ele os leva aos lábios. Ceridwen enlouquecida persegue-o. Ambos transformam-se em diversos animais. Por fim, ela em forma de galinha, engole Gwion Bach, em forma de grão e Taliesin nasce. O druida Merlin é filho do diabo, de um incubo, concebido por sua mãe em sonho, e, portanto sem pai; o rei Arthur nasce pela interferência dos poderes mágicos de Merlin que, metamorfoseando Uther Pendragon em Gorlois, engana Igraine..................... (venha conhecer mais sobre os Celtas fazendo o curso Cultura e Magia Celta na Sala Mestre Morya – Tel: 2565 5024/9981 0802, façam partes da minhas comunidades Sala Mestre Morya, Morgana, Ametista, Terapias Holísticas, A Grande Fraternidade Branca e os Celtas no Orkut e acessem o meu site www.fatimasoares.kit.net, c.avignon@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário